Navegue pela Home do seu time
College: HC de Maryland é afastado após morte de atleta

College: HC de Maryland é afastado após morte de atleta

Traktor EJ (2)

A Maryland University afastou o treinador da equipe, DJ Durkin após abertura de investigação da morte do jogador de linha ofensiva Jordan McNair, no inicio de junho. Segundo os primeiros relatos dos depoentes sobre o caso, em sua maioria atletas, o treinador e o preparador físico Rick Court abusavam psicologicamente, fisicamente através de treinos exaustivos e ainda humilhavam os atletas. 

“Neste momento, a melhor decisão para o nosso programa de futebol é colocar o treinador de futebol americano de Maryland, DJ Durkin, em licença para que possamos rever adequadamente a cultura do programa”, declarou em nota o Damon Evans, diretor de esportes da universidade.

O caso começou a ganhar forma após a família do atleta buscar ajuda com o advogado Bill Murphy, especialista em casos deste tipo. Maryland também tem interesse em resolver o caso, tendo contratado o Dr. Rod Walters para abrir investigação completa sobre a morte de McNair.

A morte:

Maryland offensive lineman Jordan McNair dies two weeks after collapsing in team workout

Jordan McNair deu entrada no hospital após um treino e apesar da causa oficial da morte não ter sido divulgada, um relatório cita insolação, com o atleta chegando ao hospital com a temperatura corporal superior a 41° graus, no que resultou em um transplante de fígado de emergência. Mas o caso é bem mais complexo.

McNair passou mal após um treino de sprint de 110 jardas. Ele estava na décima série de repetições quando caiu no campo e sofreu a primeira convulsão. Rick Court teria gritado para que os outros atletas “arrastassem a bunda dele do seu campo” e “continuassem a treinar”. O treinadores levantaram o jogador começaram a andar com ele pelo campo ao invés de tentar esfriá-lo com gelo. 

“Jordan obviamente não estava no controle de seu corpo. Ele estava se debatendo. Havia dois treinadores em ambos os lados dele. Eles entrelaçaram suas pernas com as dele para mantê-lo de pé. Eles tentaram acompanhá-lo por um tempo depois que ele desmaiou. Após ele sofrer outra convulsão eles o levaram para o vestiário.”

A primeira chamada ao 911 (emergência) é anônima e diz que um atleta está passando mal no campus, após isso ela é interrompida. Esta chamada aconteceu às 17h30. Mas o que mais impressiona é que depois de uma hora da primeira chamada foi feita a ligação oficial pedindo “uma ambulância para um atleta que havia sofrido várias convulsões”.

Havia várias pessoas que disseram: ‘Uau, Jordan parece fodido, ele não parece bem’”, disse um jogador não identificado. “Sabíamos que ele estava realmente exausto, mas não sabíamos que ele estava em perigo de vida.

Diversos atletas relataram que o programa de Maryland, capitaneado por DJ Durkin e Rick Court abusava psicologicamente dos atletas para que os mesmos desistissem de jogar na equipe. Bolsistas não tão bons eram chamados de “ladrões” pela comissão técnica, além de serem alvos de treinos exaustivos que sempre acabavam com o desmaio de algum jogador. 

“Eles estavam tentando eliminar jogadores”, disse o ex-segurança de Maryland, JT Ventura, que encerrou sua carreira na universidade após o acontecido. “Eles na verdade chamavam de ladrões alguns jogadores por serem bolsistas e não serem muito bons. Durante alguns treinos havia jovens que estavam realmente passando mal e o Coach Court continuava gritando para eles continuarem. Ele usava muitos palavrões tentando levá-los ao seu limite durante os treinos.”

gettyimages-613362406-e1534033514674

Mais dois relatos chocantes estão no relatório. Um deles a respeito de um atleta não identificado que precisava ganhar peso e era obrigado a fazer de 4 a 6 refeições extras. O atleta relatou que por diversas vezes era obrigado a almoçar com os treinadores e comer até vomitar. Outro caso é exatamente ao contrário, quando um atleta estava acima do peso e foi obrigado a assistir ao treino comendo barras de chocolate.

“Eles estavam tentando me fazer ganhar peso muito, muito rápido”, disse o jogador, que deixou o programa. “Isso me fez comer muito, às vezes comer até vomitar. Eles sempre me faziam voltar para refeições extras. Eu comia com os treinadores e eles me faziam ficar lá até vomitar. Eles diziam para eu comer até vomitar. Eu estava fazendo o que eles me pediram para fazer, tentando ganhar peso, mas na época, eu simplesmente não conseguia ganhar peso e acho que eles não estavam entendendo isso.”

Além destes casos é citado também no relatório parcial atletas que estavam lesionados e eram obrigados a trenar normalmente. No caso do atleta se negar ele era obrigado a disputar um “cabo-de-guerras” contra sua unidade inteira. Existem vários relatos de atletas que agravaram suas lesões e até de um desmaio em um “treino” destes.

Além do afastamento do treinador da equipe o auxiliar Wes Robinson e o diretor de teinamento Steve Nordwall foram demitidos. Rick Court, que comandava os treinos fisicos foi colocado em licença remunerada, assim como o treinador principal, DJ Durkin conforme relatado acima. 

 

Posts Relacionados

Tudo sobre os melhores do Draft – Quarterbac... Vamos terminar esta compilação das matérias que fizemos individualmente com os quarterbacks. Muitos dizem que não temos uma grande calasse este ano, m...
Análise do Draft, Quarterbacks: Deshone Kizer Seguindo na semana de quartebacks, o jogador de hoje é o promissor Deshone Kizer. Deshone Kizer é mais um caso de quarterback que sai da NCAA antes...
Análise do Draft, Cornerbacks: Quincy Wilson O jogador de hoje é o seguro Quincy Wilson. Quincy Wilson é um clássico cornerback de zona, que extrai o melhor do seu jogo analisando o que está a...
Análise do Draft, Safety: Budda Baker O safety analisado de hoje é o produto de Washigton, Budda Baker. Budda Baker é um free safety de origem  extremamente explosivo. Muito rápido, con...
Análise do Draft, Running Backs: Wayne Gallman O jogador de hoje é o explosivo e subestimado Wayne Gallman. Wayne Gallman é com certeza um dos jogadores mais subestimados na posição de running b...
Análise do Draft, cornerbacks: Marshon Lattimore Nessa semana daremos inicio a posição de cornerbacks, uma das melhores classes deste Draft, tanto em questão de qualidade, quanto de profundidade. ...
Leopoldo Scremin

Leopoldo Scremin é jornalista com passagem por diversas plataformas de comunicação (rádio, jornais e televisão).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 

Entre Jardas | Futebol Americano BR - 2014